quarta-feira, 15 de julho de 2009

Interlúdio: Making of Kind of Blue 50th Anniversary Collectors Edition

Freddie Freeloader
(Segunda Parte)

"Freddie" é como a maioria dos músicos se recorda de Fred Tolbert, aquele que deu inspiração ao tema blues gravado na primeira sessão de Kind of Blue. Freddie era um pitoresco personagem das ruas que trabalhava como barman num bar da Filadélfia chamado "The Nightlife" e sobrevivia de esmolas. Um estilo de vida que ele mais tarde admitiria abertamente em seu cartão de visita, no qual se lia simplismente: "Freddie The Freeloader" (Freddie, o parasita). Freddie ficou amigo de Mlies durante o auge do sexteto, tornando-se um asiduo chupim e um garoto de recado do trompetista.
Como Cobb relembra:
"Freddie era da Filadélfia e vivia imitando o jeito de falar de Miles. Ele trabalhava num bar perto do Showboat onde a gente tocava no térreo do hotel. Então, ele decidiu vir pra Nova York e andar com Miles e ai ele aparecia em todos os shows em que a gente tocava. Se estivessemos em Nova York, lá estava ele". "Freddie era maluco - um maluco inofensivo". Recorda Frances Taylor, ex-mulher de Miles. "Ele estava sempre meio que por parto".
Herbie Hancock se lembra de Freddie do começo dos anos 60.
"Eu soube do Freddie Freeloader primeiro pela música de Kind of Blue e depois quando eu estava em Nova York. Freddie era um malandro das ruas e Miles sempre se sentiu ataído por gente que tinha miolos e um esquema interessante para viver. Todos os músicos de Nova York o conheciam de um jeito ou de outro, ele era simplismente mais um cara na área, sabe?". Em 1979, Freddie, algo embriagado, apresentou à emissora WKCR de Nova York, numa historia alternativa sobre Kind of Blue:
"Uma vez encontrei o Cannonball (quando) Miles estava trabalhando no Showboat. O carro dele tinha quebrado e ai eu levei ele até o Bem Franklin Hoetl na 9ª com a Walnut - no centro - para ele pegar dinheiro para consertar o carro, e ai Miles me contratou. Então ele me trouxe para Nova York na sua Mercedes esportiva, e eu continuei com ele...Eu estava na sessão quando eles fizeram "So What". Eu cantarolei "So What" para ele junto com Bill. Foi ai que eu contratei o Wynton e despachei o Bill. Wynton tinha alma. Pois é, eu também sou uma lenda..."
Nesta entrevista, Tolbert (Freddie) mencionou o uso frequente que Miles fazia da expressão de desprezo que daria à faixa mais conhecida de Kind of Blue:
"Miles é uma pessoa maravilhosa - se ele gosta de você, ele gosta de você. Mas você tem que pegá-lo num momento bom. Porque senão ele vai dizer: "Sai da minha frente, não quero nem saber". E depois..."Soooo What!!!!!" (E Dai????)".
Fonte: Kind of Blue - A Historia da obra-prima de Miles Davis (Ashley Kahn) pp. 107.

Boa leitura - Namastê.

Nenhum comentário: