quarta-feira, 16 de junho de 2010

Billie Holliday - Lady Day: The Complete Billie Holiday on Columbia (1933-1944)Vol 04

Um Pedaço do Céu No Inferno

Billie Holiday
morreu em 1959. No dia de sua morte ela tinha US$ 0,70 no banco e US$ 07 na bolsa. O resto o vício em heroína havia consumido. O que sobreviveu foi a voz que cantou com uma beleza sem paralelo na história do jazz. Sua música segundo o jornalista Roberto Soneto, transcendeu o gênero. “Dizer que Billie Holiday foi só uma cantora de jazz é como dizer que os Beatles foram só uma banda de rock”, afirmou. A vida da cantora é um retalho de histórias não confirmadas e muitas vezes, inacreditáveis. A autobiografia Lady Sings the Blues, escrita por William Dufty um ghostwriter é conhecida por conter inúmeros erros e a biografia escrita por sua secretária não é muito melhor segundo Soneto. Sabe-se no entanto que foi uma vida com imensas tragédias que começaram na infância. Ainda criança sofreu abusos sexuais. Viveu na pobreza e trabalhou como prostituta até nos anos 1930, começar a cantar em bares de Nova Iorque. O abuso de álcool e drogas que ela experimentou durante toda a vida acabaram por aos poucos prejudicar sua performance. “Todas as características vocais de Billie se perderam por conta dos abusos. Mas o mais importante é que a voz era como uma pintura. Podia perder o brilho, ficar velha e esgarçada, mas ainda retinha sua beleza”, disse Soneto na palestra “As Grandes Damas do Jazz”, na Casa do Saber. Esta voz nunca foi tão poderosa quanto na música Strange Fruit . Ao contrário do que se acredita a música não foi escrita pela cantora mas pelo poeta Lewis Allan, também conhecido como Abel Meropool. A música é um protesto contra o racismo no sul dos Estados Unidos. O estranho fruto que dá nome à música se refere aos corpos dos negros linchados e depois dependurados pelo pescoço em árvores. Billie Holiday tinha o hábito de terminar seus shows com a música. O teor político da canção causou problemas para a cantora. Ela teve que lançar a música por um selo especial já que sua produtora se recusou a gravar. Em 1999 a Strange Fruit foi eleita pela revista Time como a canção do século. Outras inovações de Holiday foram menos políticas mas ainda polêmicas. Holiday foi a primeira cantora negra a ser acompanhada por violinos. A cantora lutou por esse direito na música Lover Man que nunca havia tido acompanhamento de violinos. A exigência não foi tanto racial quanto musical: a canção realmente fica melhor com o instrumento. Durante sua carreira a cantora participou de vários filmes a grande parte deles sofrível. “Nova Orleans”, um filme em que Holiday contracena com o jazzista Louis Armstrong é profundamente um bom exemplo. Mas aturar atuações fracas e roteiro ruim é um pequeno preço a se pagar para ver e ouvir um pouco do melhor do que o jazz pode oferecer.

My Man


I'm Gonna Lock My Heart (And Throw Away The Key)



Sidemen:
Lester Young - Sax Tenor
Ben Webster - Sax Tenor
Johnny Hodges - Sax Alto
Artie Shaw - Clarinete
Benny Goodman - Clarinete
Roy Eldridge - Trompete
Teddy Wilson - Piano & outros....


Faixas:
01. Nice Work If You Can Get It
02. Things Are Looking Up
03. My Man
04. Can't Help Lovin' Dat Man
05. My First Impression Of You
06. When You're Smiling
07. I Can't Believe That You're In Love With Me
08. If Dreams Come True
09. Now They Call It Swing
10. On The Sentimental Side
11. Back In Your Own Backyard
12. When A Woman Loves A Man
13. You Go To My Head
14. The Moon Looks Down And Laughs
15. If I Were You
16. Forget If You Can
17. Having Myself A Time
18. Says My Heart
19. I Wish I Had You
20. I'm Gonna Lock My Heart (And Throw Away The Key)
21. The Very Thought Of You
22. I Can't Get Started
23. I've Got A Date With A Dream
24. You Can't Be Mine

Download - Here
Boa audição - Namastê.

3 comentários:

tsiwari disse...

O conceito de Diva em absoluto êxtase.

Bom recordar... e ler as tuas histórias tão enriquecedoras.

Obrigado.

MJ FALCÃO disse...

Voltei cá... Escrevi no meu blogsobre B.H. e sobre "Borboletas de Jazz". Não ficou grande coisa, porque cheio de espaços... Falta de "técnica"minha.
Abraço
o falcão

Anônimo disse...

Even though your download links are broken, it doesn't matter because you've included such wonderful pictures of Billie Holiday on your blog. Thank you.